saúde

A máscara está embaçando seus óculos? Atenção: pode ser um sinal de que você não está se protegendo da forma correta

Se a sua máscara de proteção contra o novo coronavírus está embaçando os seus óculos, atenção! Este pode ser um sinal de que você não está se protegendo da forma correta.

A escritora Tara Parker-Pope, especialista em saúde e bem-estar no blog Well do The New York Times, deu dicas de como evitar que o uso da máscara embace os óculos. Primeiro, é importante ajustar a máscara ao rosto corretamente: as cirúrgicas possuem uma linha de metal na parte superior que se molda à face fazendo uma ponte por cima do nariz. Quanto às máscaras feitas em casa, a dica é colocar um limpador de cano na parte superior para ter o mesmo efeito modelador.

Além de fazer o ajuste, é necessário apertar a máscara. A autora lembra a fala de Shan Soe-Lin, professora do Yale Jackson Institute for Global Affairs: “Se o ar está saindo por cima, você não está usando a máscara corretamente”. Soe-Lin ensina que a maior parte da respiração deve acontecer através da máscara e, no caso do ar estar entrando e saindo pelos arredores, é necessário apertá-la.

Outra dica que vem sendo difundida nas redes é espalhar sabão seco nas lentes do óculos. Depois, basta passar um lenço para que as lentes fiquem transparentes, e elas ficarão imunes ao problema.

Foto: Julian Wan / Unsplash