saúde

Você escova os dentes do jeito certo? Confira a escova ideal e o ritual diário de um sorriso saudável

Para que a escovação dos dentes esteja correta, primeiro precisamos pensar na escova ideal. De acordo com a maioria dos dentistas, cerdas macias e cabeças menores devem ser escolhidas por alcançarem as regiões mais difíceis e fazerem melhor remoção dos resíduos alimentares e das bactérias. É importante ressaltar que você precisa trocar de escova a cada três meses, pois ela já estará desgastada e sem o mesmo poder de limpeza. Também, se ficar gripado, deve trocar de escova para evitar uma reinfecção. Quanto ao creme dental, o seu dentista saberá prescrever o tipo mais indicado para os seus dentes e gengiva.

A orientação é dedicar 30 segundos para cada sessão da boca (superior direita, superior esquerda, inferior direita, inferior esquerda) ou seja, aproximadamente dois minutos, e sem esquecer da língua – local onde muitas bactérias ficam alojadas. A frequência mínima da escovação é de duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Ainda, o ritual deve ser religiosamente precedido pela limpeza entre os dentes (com o uso de fio ou fita dental).

Seguindo um programa fixo de higiene bucal, você terá benefícios a longo prazo e evitará doenças bastante desagradáveis. Vale lembrar que clareamentos e outros procedimentos nos dentes só devem ser realizados por profissionais da área.

Foto: Isaiah Mcclean / Unsplash