NA COZINHA

Receita rápida e super-refrescante da Nigella: aprenda a fazer a salada vietnamita de frango com hortelã

Primeiramente, a receita indica que usemos peito de frango, mas nossa chef Nigella deixa bem claro que podemos usar as sobras de frango que encontrarmos na geladeira! Vale lembrar que essa salada pode ser guardada por um dia ou dois, servindo como um lanchinho sem culpa no meio da noite – não que tenhamos o hábito de assaltar a geladeira em horas impróprias durante a quarentena…

Dito isso, vamos ao passo-a-passo!

Combinaremos em uma tigela: uma pimenta tailandesa (picada), um bom dente de alho (picado), açúcar granulado (colher de sopa), vinagre de arroz (meia colher de sopa), suco de limão (meia colher de sopa), molho de peixe tailandês (meia colher de sopa), óleo vegetal (meia colher de sopa), meia cebola média (cortada em fatias fininhas) e pimenta preta a gosto. Deixaremos a tigela quieta por meia hora.

Em um prato grande, juntamos 200g de repolho branco (picado), uma cenoura média (ralada), 200g de peito de frango (cozido) e 40g de folhas de hortelã (picadas). Então, despejaremos a salada na tigela e misturaremos tudo devagar e pacientemente para que todo o conteúdo fique delicadamente coberto por molho. Feito isso, basta experimentarmos para ver se acrescentamos mais um pouco de sal ou de pimenta.

Fica a dica: servir em um prato raso com mais hortelã picadinha por cima!

Foto: Jenny Pace / Unsplash