saúde

O hormônio produzido através do Sol, mais que necessário em tempos de pandemia: informações preciosas sobre a Vitamina D

Através do sol, produzimos um hormônio que traz muitos benefícios para a saúde. Nós o conhecemos como Vitamina D, usada para a prevenção do câncer, das doenças autoimunes, das alergias, da pressão alta e da diabetes tipo 1 e 2, além de auxiliar em seu tratamento. Ela aumenta a imunidade, melhora as dores musculares e fixa o cálcio e o fósforo. Como se não fosse o suficiente, ainda é fonte de energia.

Mas o que muita gente não sabe é que apenas os raios UVB induzem o nosso corpo a produzir a vitamina. Para isso, o raio precisa estar perpendicular à pele, o que só acontecerá entre 10h e 14h – a intensidade dependerá da latitude e estação do ano. A pele com maior quantidade de melanina precisará de maior exposição ao sol para fazer o estímulo, pois sua proteção é maior. Ainda, a idade e a obesidade são fatores que interferem na produção da vitamina. E é preciso lembrar que o sol provoca câncer de pele.

Para atender às necessidades do corpo com segurança, a suplementação se torna uma grande opção, desde que receitada e acompanhada por um médico. No vídeo abaixo, a Dra. Laura Lucia explica tudo sobre a Vitamina D, e lembra que os raios UVB não passam por vidros, nem nuvens ou poluição, o que pode dificultar a exposição à ele.

Informações: Canal Saúde da Mulher, da Doutora Laura Lucia

Foto: Honey Yanibel Minaya Cruz / Unsplash