saúde

Três dicas de chá para driblar a ansiedade e melhorar a qualidade de vida; comece seu novo ritual de saúde hoje mesmo

Nada como um chá para desacelerar a correria e melhorar o funcionamento do corpo, ainda mais no inverno! Por isso, reunimos três sabores com resultados comprovados que vão ser uma caneca de saúde na sua vida. E não esqueça: para que façam o melhor efeito possível, é necessário prepará-los do jeitinho certo… Não deixe a água ferver, faça infusão de uns 10 minutos e beba logo depois, aproveitando todos os benefícios. Também, procure apreciá-lo ao natural, podendo adoçar com mel ou açúcar mascavo.

Dificuldade para dormir? Dica #1

Vamos começar pelo chá de camomila, que possui uma substância sedativa chamada apigenina. Além de ser digestivo, embala o sono e ajuda com os sintomas da TPM. É facílimo de encontrar e ainda pode ser usado em compressas frias na região abaixo dos olhos para tratar as olheiras. Importante lembrar que, no caso específico da camomila, o melhor método de preparo é a decocção – ou seja, em vez de fazer a infusão, você ferverá a erva junto com a água por alguns minutos.

Outra opção perfeita para tomar um pouco antes da hora de dormir é o chá de erva-cidreira, uma planta que tem parentesco com o boldo. Fonte de antioxidantes naturais, ajuda na digestão, alivia cólicas intestinais e menstruais, previne problemas renais, combate os gases, atenua a retenção de líquido e, claro, age como um tranquilizante natural.

Evitando tumores! Dica #2

Eis o chá branco, conhecido por acelerar o metabolismo. A verdade é que a infusão feita com os botões das flores de camellia sinensis tem outras funções importantíssimas: protege as células e barra mutações genéticas, evitando doenças como o câncer. Também diminui os níveis de colesterol e evita problemas cardiovasculares. Quer mais? O chá ainda melhora o humor, pois estimula a dopamina e a serotonina. Só não esqueça que possui muita cafeína e deve ser consumido em horário apropriado.

Pressão sanguínea controlada! Dica #3

O chá de hibisco (são muitos os tipos, mas o mais usado é hibiscus sabdariffa) é naturalmente docinho e auxilia no emagrecimento, possuindo muitos nutrientes interessantes como cálcio e magnésio. Mas seus benefícios vão além… Tomando três xícaras, ele também evita crises de hipertensão, pois é capaz de reduzir a pressão sistólica e diastólica. Como? Graças às suas antocianidinas, que relaxam as artérias. Saboroso, fit e do bem.

Foto: Tolu Bamwo / Nappy